fbpx PainelArt
O uso dos painéis perfurados para aplicações em Muxarabi ou Musharabi

O uso dos painéis perfurados para aplicações em Muxarabi ou Musharabi

Conheça mais sobre a inovação que os painéis perfurados em alumínio trouxeram para essa tendência de aplicação na arquitetura moderna

Influenciado pelos movimentos de sustentabilidade e uma maior conscientização da necessidade de aproveitamento da luz e da ventilação natural, os muxarabis estão reaparecendo com força total na arquitetura brasileira. Os painéis perfurados em alumínio trouxeram a leveza necessária para esse tipo de solução.

Conheça um pouco mais sobre o assunto!

Qual a origem do Muxarabi?

A palavra Musharabi tem origem árabe e significa “Muro de concreto em forma de arabesco que filtra a luz”. Segundo os guardiões dos templos, os “musharabis” filtram a energia, deixando livre a luz da alma. Por meio da luz que penetra no templo e se transforma num caleidoscópio, aprende-se que  nada é definitivo. Assim, eles dizem que tudo se transforma para dar lugar a outro olhar.

Originalmente, os musharabis foram criados pelos árabes-islâmicos para proteger as mulheres dos olhares masculinos. Além de fechar parcialmente os ambientes, ou seja, quem está dentro pode ter a visão total do lado externo com sua intimidade preservada.

No Brasil, o Muxarabi foi trazido pelos portugueses durante o período colonial, influenciados pela arquitetura moura. Era usado, especialmente, para preservar a ventilação dentro dos ambientes. Ainda hoje existem muitos deles nas cidades históricas.

Mas o que realmente é o Musharabi?

Trata-se de um recurso arquitetônico criado pelos árabes. Normalmente é feito de madeira em forma de treliça e sua função é permitir a ventilação e a iluminação, bloqueando o calor e também proporcionando privacidade. Pode ser  usado em grandes ou pequenos vãos, que, não se pode negar, transforma o ambiente agregando estética e funcionalidade.

O muxarabi é ideal para regiões quentes com alto nível de incidência solar e, antigamente, podia costumava ser trabalhado com um simples trançado de ripas de madeira criando uma belíssima “renda”, sempre fabricado de forma artesanal.

Abaixo algumas fotos de muxarabis mais antigos:

Atualmente, os musharabis têm grande uso nos países tropicais, como Brasil, locais onde a incidência solar e o calor são intensos. Destra forma, o muxarabi é aproveitado e adaptado pela arquitetura ocidental preservar a ventilação dentro dos ambientes, ganhando novos usos e materiais, como os paineis perfurados em alumínio, por exemplo.

Agora algumas fotos de releituras feitas a partir das ideias originais, hoje são lindos leves e proporcionam uma maior ventilação ao local, vejam:

Painéis Perfurados e o aproveitamento da luz

Quantas vezes pensamos em aproveitamento da luz e enchemos nossas construções somente de vidro sem nos preocupar com alguns inconvenientes como a alta incidência de luz solar e falta de privacidade?

A solução ideal para esse problema são os paineis vazados ou perfurados em alumínio, que resgatam os musharabis da arquitetura com muita classe e bom gosto.

Confira também as diversas possibilidades de aplicações que a PainelArt oferece!

Gostaram? Compartilhem esse texto!


Veja outros artigos

Painel Perfurado em Alumínio é destaque na CasaCor 2022

Projeto do escritório Guto Andrade Arquitetura convida visitante a vivenciar um pouco da cultura Yorubá por meio da composição de diversos elementos arquitetônicos.    A PainelArt vai participar da maior feira de arquitetura, design, arte e paisagismo do Brasil, a CasaCor. Estaremos no Espaço 03 Baluwé Exu O´Nan, projetado pelo nosso parceiro Guto Andrade Arquitetura. […]

Leia mais

5 ideias de Divisória de Ambientes Perfuradas para otimizar espaços

Os painéis perfurados como divisória criam ambientes e trazem privacidade, além de design e beleza ao ambiente É cada vez mais comuns encontrarmos imóveis menores e compactos. E, para otimizar o espaço, muitas vezes, é preciso contar com divisórias para separar os ambientes. Entretanto, nem sempre paredes de alvenaria são usadas para divisão dos espaços. […]

Leia mais